Receitas / Mídias

CABRITO À VICENTINA

Ingredientes

¼ de cabrito (parte dianteira)
2 folhas de louro
1 dente de alho espremido
1 ramo de alecrim
Suco de 2 limões
Algumas folhas de sálvia
½ xícara (chá) de azeite de oliva
Orégano
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer
Tempere a carne com o alho, o alecrim, as folhas de louro, o orégano, a sálvia, o sal, a pimenta do reino, regue com o suco de limão e o azeite. Deixe repousar por 12 horas, reservando o molho. Coloque a carne em uma assadeira e leve para assar em forno quente. Regue de vez em quando com molho reservado. Acompanhamento: Batatas assadas com a casca.

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 4 pessoas

CAPRETTO DI FAMIGLIA CAVALIERI “A CACCIATORE”

Ingredientes

½ cabrito de 4 a 5 quilos, cortado
4 dentes de alho picado
2 cebolas médias cortadas
3 folhas de louro inteiras
8 folhas de sálvia
½ xícara (chá) de manjericão picado
1 xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas
½ xícara (chá) de azeite
200 ml de vinho branco seco (de boa qualidade)
2 colheres (sopa) de sal (40 gramas)
1 pimenta dedo de moça (sem semente) picada bem pequeno
3 pitadas de noz moscada (ralada)
1 colher (sopa) de colorau

Modo de Fazer

Lave pedaços do cabrito e depois seque-os com um pano seco. Faça um marinado com todos os temperos, menos o manjericão picado e o azeite. Deixe o cabrito nesse marinado, durante 24 horas, antes de fazer. De preferência use uma panela de ferro. Tire os pedaços de cabrito do marinado e frite-os no azeite. Quando terminar de fritar todos os pedaços do cabrito, volte-os para a panela e acrescente todo o marinado em que ele ficou. Deixe cozinhando em fogo médio durante 1h20min a 1h40min, com a panela semitampada, mexendo de vez em quando, para que todas as partes cozinhe por igual. Apague o fogo, coloque o manjericão, tampe a panela e espere 10 minutos para servir.

Tempo de preparo: 90 minutos
Rendimento: até 8 porções

CABRITO ENSOPADO NO MOLHO DE VINHO

Ingredientes

1 ½ quilo de carne de cabrito
3 cebolas grandes
2 tomates sem pele e sem sementes
2 folhas de louro
½ copo de vinagre
½ copo de vinho tinto
2 dentes de alho espremidos
Orégano
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva

Modo de Fazer

Tempere a carne, cortada em pedaços pequenos, com louro, o alho, o sal, a pimenta do reino, o orégano, a cebola bem picada, o vinho e o vinagre. Deixe no tempero por 12 horas. Coloque uma panela grande no fogo alto, deixe o azeite esquentar bem e refogue os pedaços de cabrito, sem os temperos, até que fiquem dourados. Acrescente todos os temperos do molho e os tomates picados bem miúdos. Deixe a carne cozinhar em fogo baixo. Se necessário, acrescente água aos poucos até que fique bem macia. Quando o molho estiver bem grosso, com a cebola e o tomate bem desmanchados, sirva bem quente. Acompanhamento: Arroz branco e legumes passados na manteiga.

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 4 pessoas

CABRITO À ROMANA

Ingredientes

¼ de cabrito (parte dianteira)
Fatias de bacon
2 dentes de alho
1 ramo de alecrim
Salsinha
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
½ copo de vinho tinto seco
½ xícara (chá) de caldo de carne
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer

Corte a carne em dois pedaços. Tempere com sal e pimenta do reino e envolva-a com as fatias de bacon. Asse em forno quente em uma assadeira untada com óleo. Vá regando com o caldo de carne e o molho que se formar no fundo da assadeira. À parte, prepare uma mistura com o alho espremido, a salsinha picada, o alecrim e a farinha de rosca. Quando a carne estiver cozida, retire as fatias de bacon, deixe dourar e, 10 minutos antes de servir, espalhe a mistura sobre o assado e deixe dourar mais um pouco. Acompanhamento: batatas cortadas em gomos grossos e douradas em óleo.

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 4 pessoas

CABRITO ASSADO

Ingredientes

¼ de traseiro de cabrito
Alho
Sal
Óleo
Pimenta do reino
Vinagre
Louro
Toucinho defumado

Modo de Fazer

Depois de bem limpo o cabrito, esfregue-o com alho socado e sal. Embebe-o no azeite, em um pouco de vinagre, louro e pimenta e deixe-o Descansar algumas horas nesse molho. Depois ponha-o em uma assadeira, cubra-o com tiras de toucinho e junte o molho em que ficou temperado. Leve ao forno e vire-o de vez em quando para dourar por igual. Quando pronto, retire do forno. Coe o molho em que foi assado e aproveite para dourar algumas batatas, já cozidas à parte.

CABRITO ENSOPADO

Ingredientes

2 quilos de cabrito em pedaços
4 tomates
1 folha de louro
1 dente de alho
1 cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de mostarda em pó
1 colher (café) de pimenta do reino moída
Sal a gosto

Modo de Fazer

Corte o cabrito em pedaços não muito pequenos e deixe de molho em água com 2 colheres (sopa) de vinagre, durante 1 hora. Lave bem para que saia toda a gosma. No momento de cortar, retire a glândula que fica entre o tendão e o osso da perna. Leve uma panela ao fogo com o óleo, a cebola e os tomates, deixe refogar por 15 minutos e junte o cabrito com os outros temperos. Abafe a panela e deixe secar toda a água. Adicione a manteiga e deixe fritar até ficar bem corado. Acrescente uma xícara de água e deixe cozinhar em fogo brando. Caso não cozinhe com essa água, vá acrescentando mais água aos poucos até ficar pronto. Deve ficar com pouco caldo.

CABRITO À CAÇADORA

Ingredientes

1 cabrito novo
6 dentes de alho
5 folhas de louro
2 cebolas médias
5 tomates maduros
Sal
Pimenta
Óleo
2 limões

Modo de Fazer

Tire o nervo que há na perna do cabrito e que lhe dá um mau cheiro. À parte, em uma bacia, junte o alho esmagado, as cebolas raladas, o sal, a pimenta, o louro picadinho e o caldo de limão. Pique o cabrito em pedaços e coloque nesse tempero, do dia para a noite. No dia seguinte, ponha óleo em uma panela, junto os pedaços de cabrito, refogue-os, mas sem deixar de fritar. Junte a cebola, tomate, alho e os demais temperos e deixe cozinhar juntando água aos poucos. Sirva.

CABRITO RECHEADO

Ingredientes

5 quilos de cabrito novo e gordo
Alho socado
Suco de limão
Pimenta síria
Sal

Recheio

1 ½ quilo de carne moída
Miúdos de cabrito aferventados
2 ½ xícaras (chá) de arroz
1 xícara (chá) de pinhõezinhos
1 xícara (chá) de amêndoa sem pele

Modo de Fazer

Na véspera, esfole o cabrito. Limpe-o bem, retirando a pele, a gosma, etc. Depois de limpo, lave-o em água fria. Abra-o, retire as vísceras e torne a lavar em água fria. Tempere com bastante alho socado, sal e pimenta síria. Regue com limão.No dia seguinte, faça o recheio temperando a carne moída e os miúdos, junto os pinhõezinhos e as amêndoas. Refogue em manteiga e, por fim, misture o arroz. Acrescente um pouco de água quente e deixe cozinhando por alguns minutos. Feito isso, recheie o cabrito, costure-o e perfure-o em vários lugares com um espeto. Leve-o para cozinhar em um caldeirão grande. Se a água escurecer, vá trocando por outra limpa enquanto ferve. Quando estiver cozido, unte o cabrito com manteiga e leve ao forno. De vez em quando, regue-o com a própria gordura. Se for necessário, acrescente manteiga. Sirva acompanhado de coalhada seca.

CABRITO ESPECIAL

Ingredientes

1 cabrito de 2 meses
Miúdos do cabrito
Vinha d’alho
1 cebola
1 colher (sopa) de azeitonas sem caroços
1 fatia de pão, embebida em vinho branco
1 colher (sopa) de manteiga
2 ovos cozinhos e picados
Sal a gosto
Pimenta
Toucinho defumado
Vinho branco seco

Modo de Fazer

Limpe bem o cabrito, corte-o no ventre, limpe-o internamente e deixe-o de molho em vinha d´alho. Pique os miúdos e coloque-os em um refogado feito de toucinho picado, manteiga, cebola, sal e pimenta. Mexa-os para refogarem, retire-os do fogo e junte a eles o pão, os ovos cozidos e as azeitonas, misturando bem. Com esta mistura, recheie o cabrito. Costure-o com agulha e linha grossa e leve-o ao forno, em uma assadeira, com fatias de toucinho sobre o mesmo. Deixe-o assar lentamente, regando-o com vinho, até ficar bem macio.

CABRITO AO FORNO

Ingredientes

Pernil de cabrito
Sal
Pimenta do reino
Vinagre misturado com vinho branco
Tiras de toucinho fresco e defumado
Azeite

Modo de Fazer

Pegue o pernil do cabrito e, depois de bem limpo, esfregue sal misturado com alho. Polvilhe com pimenta do reino e regue com vinagre misturando com vinho branco, deixando repousar por algumas horas. Arrume-o depois, em um tabuleiro, cubra-o com tiras de toucinho fresco e defumado. Regue com um pouco de azeite, junte o molho que o temperou e leve ao forno quente. Vire-o de vez em quando para que asse por igual. Quando estiver dourado e macio, tire-o do forno. Coe o molho, desengordure-o e sirva com o cabrito em uma molheira.

CORDEIRO A SETE ERVAS

Ingredientes

1 carneiro
Manjericão
Orégano
Hortelã
Louro
Alecrim
Salsa
Cebolinha
Pimenta calabresa
400 ml de azeite
4 colheres (sopa) de sal
3 garrafas de vinho branco seco

Modo de Fazer

Corte o carneiro em pedaços, coloque em uma vasilha grande e despeje o vinho sobre a carne. Reserve. Pique todas as ervas, bem picadinhas, amasse o alho, junte o sal e misture tudo muito bem. Junte o azeite, misture novamente, e depois passe os pedaços de carne, um a um, coloque-os em outra vasilha. Despeje o vinho sobre as carnes e deixe descansar por mais ou menos 4 horas. Asse na grelha os pedaços menores e os maiores, no espeto. Use o molho para pincelas as carnes.

CORDEIRO ENSOPADO

Ingredientes

½ quilo de carne de carneiro (pernil e costelas)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de vinagre
2 galhos de alecrim
3 filés de enchovas ao óleo
2 copos de caldo de carne
1 dente de alho
Salsa picada

Modo de Fazer

Corte a carne em pedaços grandes, lave e enxugue. Em seguida, passe os pedaços na farinha de trigo. Leve ao fogo em ma panela grande com a manteiga e óleo. Quando estiver quente, doure a carne, deixando que frite de todos os lados. Tempere, então, com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente o vinagre, pique as folhas de alecrim, misture as enchovas ao óleo e polvilhe a carne. Regue, sempre que necessário, com um pouco de caldo de carne. Deixe cozinhar em fogo brando por 45 minutos. Retire quando a carne estiver cozida e o molho grosso, junte o alho e a salsa bem picados. Antes de levar a mesa, arrume os pedaços de carneiro no centro de uma travessa, decore ao redor com meios tomates assados no forno e recheados com ervilhas previamente passadas na manteiga. Acompanhe com purê de batatas e arroz branco.

COELHO AO MOLHO BRANCO

Ingredientes

2 coelhos de mais ou menos 1 quilo cada
2 xícaras (chá) de leite
½ colher (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de manteiga
Sal
Temperos verdes
Tempero pronto de carne

Modo de Fazer

Corte os coelhos em 6 pedaços cada. Refogue com os temperos e espalhe por cima o tempero pronto de carne. Deixe cozinhar por 40 minutos (fogo baixo). À parte, desmanche a maisena em um pouco de leite morno, acrescente o resto do leite e leve a mistura ao fogo, mexendo até engrossar. Retire do fogo, junte a manteiga e coloque sobre os pedaços prontos. Empregue o molho bem quente para não secar.

Tempo de preparo: 2 horas

COELHO AO CAJU

Ingredientes

1 coelho médio
1 colher (sopa) de saquê
150 g de castanha de caju sem sal
2 pimentões verdes
1 colher (sopa) de água
Sal
Pimenta do reino
Gengibre
Molho de soja
1 colher (chá) de açúcar
Óleo

Modo de Fazer

Retire a carne de coelho dos ossos e corte em cubinhos. Tempere com sal e pimenta, junte ao molho umas fatias de gengibre, o saque, água, o molho de soja e o açúcar. Deixe descansar por 5 minutos. Aqueça o óleo e frite o caju. Retire o caju e frite o coelho. Adicione pimentões cortados em tiras. Frite até a carne ficar macia. Acrescente o gengibre e cubra com o caju torrado.

Tempo de preparo: 2 horas

COELHO TEMPERADO NO ESPETO

Ingredientes

1 coelho médio em pedaços
Vinagre
Sal
Pimenta do reino
Cheiro verde
Toucinho
Farinha de pão
Vinho branco
Molho de margarina

Modo de Fazer

Tempere o coelho com todos os temperos. Cubra com farinha de pão e arrume no espeto entremeando com toucinho. Asse regando com molho de margarina, vinho branco e mais temperos. Sirva com molho picante.

Tempo de preparo: 2 horas

CHURRASCO DE COELHO

Ingredientes

2 coelhos de 1,4 quilo cada
Vinha d’alho com todos os temperos (cebola, cebolinha verde, salsa e sal a gosto)
Temperos prontos a gosto
Sal grosso
Margarina
1 garrafa de refrigerante de cola de 600 ml

Modo de Fazer

Corte os coelhos em 12 pedaços cada um. Lave os pedaços e coloque sal grosso, mergulhando-os na vinha d’alho junto com o refrigerante. Asse bem devagar, em fogo moderado, na grelha ou no espeto. Regue com a vinha d’alho à medida que for assando. Quando estiver quase assado, coloque um pouco de margarina em cima de cada pedaço, asse um pouco mais e sirva.

Tempo de preparo: 2 horas

COELHO À MILANESA

Ingredientes

1 coelho médio
Ovos
Sal grosso
Queijo ralado
Farinha de pão
Margarina

Modo de Fazer

Corte o coelho em 12 pedaços. Tempere só com sal um dia antes e deixe na geladeira. Passe os pedaços no ovo e na farinha de pão, coloque para assar e despeje o queijo ralado por cima. Deite na forma alguns pedaços de margarina. Asse em forno moderado até dourar.

Tempo de preparo: 2 horas

COELHO À FRANCESA

Ingredientes

1 coelho médio (1,4 quilo)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 copo de água
1 ramo de cheio verde
Cebolinha
Toucinho
Manteiga
Cebolas pequenas
Batatas
Vinho
Sal
Pimenta do reino

Modo de Fazer

Em uma caçarola doure algumas cebolas pequenas com um pouco de toucinho e um pouco de manteiga. Quando as cebolas estiveram bem douradas, retire-as e coloque os pedaços de coelho na gordura bem quente. Logo que ficarem douradas, junte a farinha de trigo ao molho. Deixe cozer e acrescente o vinho, o sal e a pimenta do reino. Meia hora antes de servir, junte uns pedaços de toucinho, as cebolas, o cheiro verde e as batatinhas.

COELHO AO VINHO

Ingredientes

1 coelho novo em pedaços
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 tablete de caldo de carne
1 colher (sopa) de catchup
Tempero pronto de carne
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha
Farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
4 xícaras (chá) de água fervente
1 cebola grande picada

Modo de Fazer

Tempere os pedaços com sal, pimenta, tempero pronto de carne e vinho na véspera. Frite os pedaços na manteiga quente até dourar. Junte a cebola e mexa até refogar. Polvilhe por cima a farinha de trigo e junte a água fervente aos poucos, mexendo sempre para não encaroçar. Acrescente o caldo de carne e o catchup. Tampe a panela e deixe em fogo baixo por aproximadamente 1h20. No final do cozimento, junte a salsinha picada. Acompanhamento: arroz branco.

Tempo de preparo: 2 horas

PREPARAÇÃO BÁSICA DE JAVALI

Após descongelar lenta e naturalmente a carne de javali, lave-a com suco de limão. Deixe com suco de limão por meia hora e seque cuidadosamente a carne com um pano limpo. Em um copo de liquidificador, ponha os seguintes ingredientes para cada quilo de carne:

½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 copo de vinho branco seco (de boa qualidade)
9 grãos de pimenta da Jamaica (pode ser substituída por pimenta do reino preta, branca ou rosa, todas em grãos e em quantidades iguais)
2 raminhos de alecrim fresco, debulhado (só as folhas, sem talo)
2 raminhos de sálvia e 2 raminhos de tomilho debulhados
2 folhas de louro fresco
2 dentes de alho
10 g de sal para cada quilo de carne

Triture e misture todos os ingredientes, cuidando para que se transformem em pedacinhos muito pequenos, mas sem liquidificar completamente. Coloque a carne em um recipiente de louça ou plástico (nunca de metal), espalhe sobre ela os temperos e esfregue bem. Deixe a carne marinando nos temperos no máximo 12 horas, virando-a e misturando algumas vezes.

Para assar no forno
Escolha uma assadeira de metal, de preferência com tampa, e coloque no fundo uma grelha ou forre o fundo com uma folha de papel alumínio, com a face brilhante para cima. Transfira a carne, espalhe sobre ela o restante do sal e acrescente mais um copo de vinho branco para cada quilo. Tampe a assadeira ou cubra-a com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido de 180 a 200 graus, por 1h30 a 2h (dependendo do tamanho da peça). Umedeça a carne a cada meia hora com o suco do fundo da assadeira. Após esse período, descubra a assadeira para dourar a carne, pincelando-a com um molho contendo 50% de azeite de oliva e 50% de suco de limão. Nesse momento você poderá testar o sal e, se necessário, acrescentar um pouco mais ao molho.

Para assar na churrasqueira
Espalhe sobre a carne o restante do sal e envolva-a cuidadosamente em papel alumínio, com a face brilhante voltada para ela. Isso deve ser feito com muito cuidado e com papel alumínio suficiente para reter dentro do envoltório os sucos que forem se formando durante o cozimento. Ponha o envoltório com a carne sobre uma grelha e deixe assar a uma distância média da brasa, pelo mesmo tempo que seria utilizado no forno. Após esse período, retire a carne do envoltório e pincele-a com o mesmo molho citado acima.

Molho para ser levado à mesa
Transfira o molho que se formou no fundo da assadeira para uma caçarola pequena, desengordure-o e engrosse-o com muito pouca farinha de trigo peneirada. Misture a ele folhas de hortelã finamente picadas.

JAVALI ASSADO

Ingredientes

5 quilos de carne de javali
1 copo de vinho tinto seco
Suco de limão
3 cebolas médias
5 dentes de alho
5 ramos de alecrim desfolhados
1 punhado de sálvia
1 colher (sopa) de pimenta
Sal a gosto

Modo de Fazer

Bata tudo no liquidificador e deixe a carne de molho por 8 horas (4 horas cada lado). No caso de pernil ou peças mais grossas, o ideal é coar um pouco o molho e injetar por meio de uma seringa, para dar maior uniformidade ao tempero. Nos assados de forno em geral, embrulhe a carne em papel alumínio e deixe em fogo brando durante 2h30, após tirar o papel e assar por 1 uma hora até dourar. Nos assados na brasa, vire a carne com frequência em forno brando.

PEITO DE CARNEIRO RECHEADO

Ingredientes

1 peito inteiro de carneiro
2 colheres de óleo
2 colheres de suco de limão
2 dentes de alho amassado
Sal e pimenta a gosto

Para o recheio

¼ de copo de óleo
1 copo de cebolinhas verdes picadas
1 fígado cozido e escaldado em pedacinhos
Sal e pimenta a gosto
1 colher (pequena) de pimenta verde (em vaso)
1/3 de copo de arroz cru
1 copo de caldo de carne
¼ de copo de salsinha picada
¼ de copo de dill picado (aneto)
1 colher (pequena) de hortelã fresca picada

Modo de Fazer

Misture o óleo, o suco de limão, o alho amassado, o sal e a pimenta e passe no peito por dentro e por fora. Coloque tudo em um refratário e reserve. Em uma panela, refogue as cebolinhas com óleo e vá juntando, aos poucos, os pedaços do fígado. Doure bem. Junte o sal, a pimenta, a pimenta verde, o arroz cru, o caldo de carne e os cheiros verdes, misturando bem. Coloque o recheio dentro de peito e amarre bem para não escapar durante o cozimento no forno. Cubra com papel alumínio e coloque no forno de 160ºC por uma hora. Aumente então a temperatura para 200ºC e deixe no forno por cerca de mais uma hora e meia, regando a carne com o caldo de vez em quando. Se precisar, junte água quente aos poucos. Quando a carne estiver macia, tire o papel e deixe corar. Se desejar, coloque batatas em volta do peito e asse junto com a carne. Fica muito bom!

PERNA DE CARNEIRO AO FORNO

Ingredientes

1 perna de carneiro de 2 quilos
3 a 4 dentes de alho
Sal a gosto
Pimenta do reino
Orégano
2 colheres de suco de limão
2 colheres de óleo

Modo de Fazer

Faça furos na carne, regue com um pouco de óleo, coloque o alho em fatias e todos os temperos misturados e finalize regando com o suco de limão. Unte uma forma e coloque a carne envolta em 3 folhas de papel manteiga ou alumínio, amarrando bem as pontas. Leve ao forno com 175ºC por 150 minutos. Sirva com batatas ao forno e salada de alface.

COSTELETAS DE CARNEIRO NA CHAPA

Ingredientes

1/2 copo de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) de suco de limão
Orégano a gosto
1 quilo de costeletas de carneiro

Modo de Fazer

Misture todos os temperos, pincele as costeletas com eles e deixe marinar por 2 horas. Coloque as costeletas na chapa por 3 minutos de cada lado. Na hora de servir, coloque sal fino e pimenta do reino a gosto e apare a gordura.

* Receita doada pela nossa querida cliente Dona Anastácia.

CARNEIRO COM ARROZINHO DE MASSA (RISONI)

Ingredientes

½ copo de óleo
1 ½ quilo de carneiro desossado em pedaços
1 quilo de tomates maduros ou de lata (tomate pelato)
4 dentes de alho
½ colher de açúcar
Sal e pimenta do reino em pó (a gosto)
½ quilo de arrozinho de massa (risoni)
½ copo de manteiga ou margarina
Queijo ralado a gosto

Modo de Fazer

Refogue os pedaços da carnes até dourar, junte os tomates moídos e coados, os temperos todos e cozinhe até a carne ficar macia. Cozinhe à parte a massa, coe e tempere com manteiga ou margarina. Coloque tudo em uma assadeira ou um pirex grande, junto com a carne e o molho bastante reduzido (não pode ser aguado). Salpique o queijo ralado e coloque no forno para gratinar ou derreter o queijo.

PERNIL DE CARNEIRO COM ARROZ E FRITAS

Ingredientes

1 pernil de carneiro tamanho médio, temperado

1 maço de sala e cebolinha picado

2 tomates grandes sem pele

3 cebolas grandes picadas

2 colheres (sobremesa) de azeite

2 dentes de alho socados

Coentro a gosto

Modo de Fazer
Deixe o pernil ficar semi-assado. Prepare o molho misturando bem a salsa, a cebolinha, o tomate, a cebola, o alho, o coentro e o azeite. Junte o molho ao carneiro e ponha para assar novamente, na própria gordura. Sirva com arroz sírio e batatas fritas.

CARNEIRO ARGELINO

Ingredientes

1 quilo de perna de carneiro

½ quilo de tomates sem pele

½ quilo de semolina

½ quilo de abóbora em pedaços

6 batatas médias em pedaços

3 ovos cozidos

4 cebolas médias picadas

2 colheres (sopa) de molho harissa

7 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de massa de tomate

1 pitada de gengibre

1 pitada de açafrão

Sal a gosto

Modo de Fazer

Trabalhe a semolina em uma tigela com as mãos sempre úmidas. Coloque-as em um escorredor de macarrão e mergulhe esse escorredor em uma panela com água fervente (só meia panela de água). Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar mais ou menos por duas horas, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, doure a cebola no azeite restante. Junte a perna de carneiro, os tomates passados na peneira e a massa de tomate. Cubra com água fervente. Acrescente o grão de bico escorrido, o molho harissa, o gengibre, o açafrão e uma pitada de sal. Deixe cozinhar em fogo brando e mexa de vez em quando. Cozinhe, separadamente, a abóbora e as batatas, em água e sal. Quando tudo estiver pronto, deixe a semolina em uma travessa. Sobre ela, coloque a perna de carneiro e o grão de bico. Disponha a abóbora e as batatas em volta. Finalmente, salpique com os ovos cozidos picadinhos.

CARNEIRO MARROQUINO

Ingredientes

1 quilo de carne de carneiro cortada em pedaços

3 colheres (sopa) de óleo

2 cebolas

4 tomates

1 maço de coentro

2 dentes de alho

Talos de aipo

150 gramas de azeitonas verdes

1 envelope de açafrão

Suco de 1 limão

Pimenta do reino

Sal

Modo de Fazer

Leve ao fogo a cebola picada com o óleo. Deixe dourar levemente e junte o carneiro. Deixe corar, mexendo com uma colher de pau. Acrescente os tomates sem peles e sem sementes, o coentro e o alho cortados em fatias. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Mexa bem, tampe e cozinhe-os em água e sal, durante 10 minutos. Retire os caroços das azeitonas e coloque-as em uma panela pequena. Leve ao fogo com água e cozinhe durante 5 minutos. Quando a carne estiver cozida, junte as azeitonas, o aipo e o açafrão. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando por mais 30 minutos. Por último, regue com o suco de limão, misture bem e tire do fogo. Sirva com arroz.

PERNA DE CARNEIRO COM ARROZ E CARNE

Ingredientes

1 perna de carneiro
2 quilos de alcatra moída
3 xícaras (chá) de arroz
3 pauzinhos de canela
1 colher (café) de canela em pó
Amêndoas e pinhõezinhos dourados em manteiga derretida
Caldo de carne
Alho e cebola socados com sal e pimenta síria
1 maço de cheiro verde
Suco de 1 limão

Modo de Fazer

Na véspera, limpe a perna de carneiro, retire as membranas e o excesso de gordura. Perfure e tempere com alho e cebolas socados. Regue com o suco de limão e leve ao refrigerador. No dia seguinte, frite a perna de carneiro em fogo brando, virando-o constantemente. Retire a gordura que vai formando na fritura. Acrescente o cheiro verde, os pauzinhos de canela e algumas colheres de água fria, aos poucos, até cozinhar bem. Em seguida, leve ao forno para dourar. À parte, refogue o arroz na gordura de carneiro, junte a carne moída, a salsa, a canela em pó, o sal e a pimenta síria. Acrescente, aos poucos, o caldo de carne e, finalmente, 6 xícaras (chá) de água fervente. Cozinhe bem fogo brando. Antes de servir, mexa o arroz com um garfo para soltar os grãos. Tire o carneiro do forno e corte-o em fatias, conservando o osso. Arrume tudo em uma travessa grande, colocando o arroz com amêndoas e os pinhõezinhos.

FEIJÃO BRANCO COM ENSOPADO DE CARNEIRO

Ingredientes

1 ½ quilo de carne de carneiro

½ quilo de feijão branco

½ copo de vinho branco seco

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de vinagre

4 fatias de bacon

2 cebolas médias

Limão e hortelã

Cheiro verde

Folha de louro

Pimenta do reino moída

6 tomates

3 dentes de alho

Modo de Fazer

1ª etapa – Limpe bem a carne de carneiro e corte-a em pedaços regulares. Coloque em uma vasilha e tempere bem com sal, alho, pimenta, azeite, cebola, vinho, vinagre e caldo de limão. Junte a hortelã, a salsa e cebolinha e deixe na geladeira até o dia seguinte. Escolha bem o feijão e lave em água corrente. Depois de limpo, coloque de molho.

2ª etapa – Algumas horas antes da refeição, leve o feijão ao fogo com bastante água para ferver brandamente, até cozinhar e ficar com o caldo reduzido. Estando pronto, retire do fogo e reserve. Enquanto isso, prepare a carne da seguinte forma: leve ao forno uma panela com óleo e o bacon. Junte o louro e os pedaços de carne. Frite bem, diminua o fogo e vire a carne, de vez em quando, para corar por igual. Pingue, uma vez ou outra, um pouco de vinho à água fervente da carne. Proceda dessa forma até a carne amaciar bem e ficar dourada. Junte, então, a cebola picadinha e os tomates sem peles e sementes. Refogue bem, cubra com água e cozinhe mais. Quando a carne estiver bem cozida e o molho grosso, adicione o feijão, a manteiga e bastante salsa picadinha. Mexa bem, prove os temperos, ferva um pouco mais, retire e sirva em seguida. Acompanha arroz branco.

PÃO ITALIANO

Como preparar o fermento para o pão italiano

1ª parte: Coloque em um copo 2 colheres (sopa) de iogurte natural e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture bem e deixe tampado durante 4 dias, em um lugar seco. Após o 4º dia, faça então o primeiro fermento, com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e um pouco de água, o suficiente para se fazer uma massa bem firme. Deixe descansar durante 1 dia.

2ª parte (início de preparação do pão italiano). Ingredientes:

1 quilo de farinha de trigo

15 gramas de fermento em barra

15 gramas de açúcar

20 gramas de sal

½ litro de água

Modo de Fazer: Coloque em uma batedeira ou em uma vasilha a fermentação, ou seja, a 1ª parte, junto com os outros ingredientes da 2ª parte. Faça uma massa bem firme. Espere o crescimento por 15 minutos. Após este descanso, faça os modelos, coloque nas assadeiras e espere novamente o crescimento até quase atingir o seu dobro. Após tudo pronto, faça os cortes nos pães em formato de xadrezados ou do jeito que preferir, pulverize os modelos com água e leve-os para assar.

Temperatura do forno: 200ºC
Duração: 50 minutos
Rendimento: 4 pães de 500 gramas cada

MOLHO DE HORTELÃ

Ingredientes
Salsinha (só as folhas)
Cebolinha verde
Cebola comum
Vinagre
Azeite
Hortelã (só as folhas)

Modo de Fazer
Para cada parte dos integrantes, ½ parte de hortelã.
Dica: a mistura deve ser preparada manualmente, não utilize liquidificador.

TEMPERO DE VINHA D’ALHOS

Ingredientes

2 copos de vinagre

½ copo de vinho tinto

1 cabeça de alho (socado)

2 cebolas (em rodelas)

5 folhas de louro

Sal a gosto

Modo de Fazer

Misture muito bem os ingredientes e coloque em um vidro. Esse tempero dura, mesmo fora do refrigerador, de 2 a 3 meses em perfeito estado.

Dica: agite bem antes de usar!

LEITÃO ASSADO

Modo de Fazer

Tome um bom pedaço de leitão e ponha em vinha d’alhos por 24 horas. Leve ao forno em uma assadeira com azeite. Junte a vinha d’alhos em que foi temperado e, enquanto for assando, vá regando com a mesma. Arrume em uma travessa e enfeite com folhas de alface e rodelas de limão.

PATO COM CERVEJA

Modo de Fazer

Depois do pato limpo, tempere com alho socado, salsinha, manjerona, cebola cortada em rodelas, louro, pimenta do reino e sal. Faça alguns furos no pato, para que penetre bem o tempero. Cubra com 2 garrafas de cerveja e deixe descansar por 24 horas. Leve, então, ao fogo uma caçarola com azeite e quando estiver quente leve o pato a fritar. Depois de frito, junte os temperos e uma cenoura (ralada), deixando refogar até tomar uma cor marrom. Cozinhe na própria cerveja, em fogo brandíssimo. Se houver necessidade vá juntando água, aos poucos.

PATO À CALIFÓRNIA

Modo de Fazer

Depois do pato limpo, tempere com vinho branco, alho socado, salsinha, manjerona, cebola cortada em rodelas, louro, pimenta do reino e sal. Faça alguns furos no pato, para que penetre bem o tempero. Deixe nesse tempero umas 5 horas. Leve, então, ao fogo uma caçarola com azeite, e quando esquentar, junte uma colherinha (rasa) de açúcar e espere alourar. Em seguida, ponha o pato para fritar. Depois junte o tempero que ficou na vasilha, refogando por alguns momentos. Cubra de água e deixe cozinhar. Quando o pato estiver cozido, coloque em uma travessa. Guarneça com pêssegos, figos, ameixas pretas e fatias de abacaxi (todas as frutas em calda), porém retirando por completo a calda das mesmas. Se preferir, aqueça as frutas previamente.

PATO À BRASILEIRA

Modo de Fazer
Limpe o pato e tempere com alho socado, salsinha, cebola cortada em rodelas, louro, pimenta do reino e sal. Faça uns furos no pato para que penetre bem o tempero. Deixe assim durante aproximadamente 5 horas. Leve então ao fogo uma caçarola com azeite. Quando esquentar, adicione uma colherinha (rasa) de açúcar e espere alourar. Em seguida, junte o pato para fritar. Depois de frito, cubra com água suficiente e deixe cozinhar. À parte, corte a moela em pedacinhos e leve a cozinhar em água e sal. Momentos antes de a moela estar de todo cozida, junte o fígado e o coração cortados também em pedacinhos. Quando estiver tudo bem cozido, leve para refogar em manteiga com cebola cortada miúda e alho socado. Junte farinha de mandioca, presunto picado, azeitonas, pedaços de ovo cozido e sal. Misture tudo muito bem. Sirva o pato com essa farofa.

VITELO A LA CHARLIE’S

Ingredientes
1 pernil de vitelo desossado
½ quilo de patê de foiê
200 gramas de damasco
200 gramas de pistache
Alho
Cebola
Sal
Pimenta do reito
Vinho tinto
Louro
Salsinha

Modo de Fazer
Pegue o vitelo desossado e monte-o de forma que fique uma placa emendada prendendo com palito. Passe uma camada de patê de foiê. Coloque damascos inteiros por cima do patê, salpicando com o pistache. Enrole o vitelo formando um rocambole bem preso e amarre com barbante. Pegue os ingredientes do tempero e deixe marinando de um dia para o outro. Leve ao forno pré-aquecido a mais ou menos 200ºC e asse por 2 horas ou até que esteja bem macio e dourado.

VITELA ABAFADA

Indicação do Rivaldo Cavalieri

Ingredientes

1 quilo de vitela cortado em cubos

½ xícara (chá) de azeite

1 cebola em rodelas

1 tomate sem pele e sem sementes

1 colher (sopa) de manteiga

2 cenouras em cubos

6 a 8 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de vinagre

1 ramo de alecrim

Louro a gosto

1 galho de sálvia

½ pimenta dedo de moça (bem pequena e cortada fina)

Sal a gosto

Modo de Fazer

Deixe a vitela marinando por 12 horas no vinagre, alho, sal, alecrim, louro, sálvia e pimenta dedo de moça. Aqueça o azeite e doure os cubos de vitela. Acrescente a cebola, a cenoura e o tomate à marinada e à manteiga. Cozinhe em fogo baixo, acrescentando água aos poucos até que todos os ingredientes estejam macios.

Dicas: Muito cuidado com a pimenta, porque em caso de exagero pode-se estragar o sabor da vitela. Pode ser acompanhado com arroz branco e purê de batatas.

Tempo de preparo : 45 minutos
Rendimento: 4 porções

Carregando...